Por: Equipe Origem
Durante o semestre de 2024.2, a equipe Origem desenvolveu um projeto interdisciplinar voltado à valorização da capoeira como instrumento de transformação social. A iniciativa, realizada em parceria com a Associação Sócio-Cultural e de Capoeira Mangangá, no bairro Pau Miúdo, Salvador, destacou-se por alinhar a preservação cultural à redução das desigualdades, em conformidade com o 10º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
A partir de visitas frequentes à sede da instituição, a equipe conduziu atividades como oficinas práticas sobre jornalismo audiovisual e workshops de capacitação digital. No dia 13 de novembro, jovens da comunidade participaram de um treinamento prático que explorou técnicas de gravação e edição, proporcionando ferramentas para a produção de conteúdos que promovem sua cultura.
“Aprendi bastante e agora posso ajudar meu pai nas redes sociais, além de melhorar meu desenvolvimento com essas ferramentas”, compartilhou Matheus Santos Cardeal, 14 anos.
O projeto também resultou na produção de um documentário completo, lançado no YouTube em 26 de novembro, que narra a história da Associação Mangangá e evidencia seu impacto social. Antes disso, reportagens e conteúdos multimídia foram publicados no Instagram, engajando a comunidade com episódios que abordavam a capoeira e outros projetos sociais locais.
Além do impacto cultural, o contato com as histórias de superação e a vivência da comunidade fortaleceu o senso de responsabilidade e empatia dos membros da Origem.
“Com a oficina, consegui aprimorar minhas habilidades nas redes sociais e edição de vídeos, algo essencial para minha carreira”, destacou Emili Lopes da Silva, 19 anos.
A equipe Origem está muito contente com o trabalho realizado. Além de produtivo, ele impactou a vida de muitas pessoas da comunidade do Pau Miúdo, é algo a se orgulhar.
Comments